Small wooden fishing boat.
Pense nisso
21 de agosto de 2019
Beauty Woman With Cup of Coffee or Tea
Aceita um cafezinho?
21 de agosto de 2019
Exibir Tudo

Você tem medo de abelha?

Depositphotos_95372892_l-2015

Quem nunca viu uma abelha no sorvete e tentou espantá-la imediatamente ou acertá-la com um chinelo? Isso acontece porque temos a consciência de que seu ferrão é bem desagradável.

As abelhas convivem habitualmente conosco, são muito uteis para o ecossistema e também necessárias para os mais diversos ramos da nossa economia. Mas elas possuem um importante mecanismo de defesa:o famoso ferrão: quanto mais predadores e ameaças mais terão que lançar mão de suas habilidades de defesa. O paradoxo é que o ferrão, sua principal forma de se proteção, muitas vezes as leva à morte.

Na nossa visão, a abelha se torna uma ameaça quando estamos próximos a ela. Na visão delas, acabamos sendo mais um predador a quem elas tem que reagir, usando de seu ferrão para se proteger, gerando um ambiente hostil e negativo para ambos.

Se não representássemos um perigo para as abelhas elas não precisariam nos picar, ao ponto que se não soubéssemos que o ferrão delas é muito ardido também não nos sentiríamos ameaçados.

Pensando em nossas vidas…quantos comportamentos abelha temos?

Quantas vezes tememos situações por não nos acharmos capazes ou sentimos que as pessoas ao nosso redor estão sendo rudes conosco e por conta disso as agredimos também?

Se fosse possível agradecermos as abelhas pelo ótimo trabalho que elas fazem nos fornecendo o mel talvez elas se sentissem mais à vontade conosco, não representando mais uma ameaça. E se elas pudessem pedir um gole do nosso suco em vez de simplesmente pousar em nosso copo, talvez a relação fosse melhor.

É nas pequenas mudanças, no suportar o desconforto que descobrimos outras possibilidades. Com as abelhas talvez não seja possível esse diálogo, mas com seus amigos, parentes e com as pessoas com quem você se relaciona pode fazer toda a diferença.

Valquíria Eilert
Valquíria Eilert
Valquiria Perin Eilert Psicóloga CRP 07/16.512

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>