Portrait of stressed young housewife in modern kitchen
Emoções negativas ou um sinal para agir?
12 de junho de 2019
Small wooden fishing boat.
Pense nisso
12 de junho de 2019
Exibir Tudo

Dificuldade de aprendizagem no processo de alfabetização

Depositphotos_164787400_s-2019

Estar alfabetizado, diferente do que muitos pensam, não é apenas o ato de ler e escrever uma palavra, mas também a capacidade de interpretar, compreender, criticar, ressignificar e produzir conhecimento.

Alfabetizar uma criança não é uma tarefa fácil, pois são diversos fatores que implicam no processo ensino – aprendizagem. Afunção da escola é propiciar aos alunos caminhos para que eles aprendam e possibilitem aos mesmos atuar criticamente em seu meio social. Já o papel da família neste processo não é transformar a casa em filial da sala de aula, mas sim oferecer opções e fazer desse momento puro prazer. Uma criança mergulhada em um ambiente onde há situações de leitura vai ter mais interesse e, provavelmente, alfabetizar-se com mais facilidade. Dicas: Leia em voz alta e depois peça para seu filho ler também, peça ajuda para escrever a lista do supermercado, escreva bilhetes para ele, invente um caça ao tesouro(colocando palavras-chave que ele já conheça), na hora de ler, vá passando o dedo (o seu e o da criança) nas palavras e divirta-se com ele, isso é o principal, a aprendizagem de forma lúdica torna o processo mais gostoso. Cabe lembrar que cada criança tem o seu ritmo e esse deve ser respeitado.

 

Barbara Schilling
Barbara Schilling
Bárbara Ávila Schilling Psicopedagoga e Arteterapeuta ABPp 0109/07

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>