joy
O que são pensamentos automáticos?
21 de maio de 2019
arteterapia-aba
Vamos falar sobre inclusão escolar?
21 de maio de 2019
Exibir Tudo

Ansiedade x dificuldade de aprendizagem

happy child with notepad smiling in back to school and education concept

Os Distúrbios da Ansiedade não são um problema exclusivo do universo adulto, eles afetam crianças e adolescentes.  Em toda sala de aula existem estudantes que aprendem com mais facilidade e outros que têm dificuldade para acompanhar as lições. No universo infantil a ansiedade se volta para o desempenho escolar, prejudicando a atenção, visto que o sofrimento emocional da criança ansiosa acaba por impedi-la de se focar nas atividades pedagógicas. Cabe lembrar que a ansiedade em níveis adequados é saudável e mobiliza o indivíduo nas suas atividades diárias. Porém, temos que entender que o limite da normalidade do nível de Ansiedade está na sua repercussão sobre o comportamento, que pode ser positivo ou negativo. Crianças não devem ser excessivamente preocupadas ou apreensivas com o futuro.

O diagnóstico envolve avaliação de um profissional e para que o tratamento seja efetivo é necessário também comprometimento dos pais e cuidadores.

Barbara Schilling
Barbara Schilling
Bárbara Ávila Schilling Psicopedagoga e Arteterapeuta ABPp 0109/07

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>